Cozinha Gourmet

Tons monocromáticos e móveis de linhas retilíneas com algumas intervenções marcantes são as tendências apontadas na sexta edição da mostra Casa Design. Inspirados no Salão Internacional do Móvel de Milão, que ocorreu em abril na Itália, os mais de 60 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas apresentaram soluções inovadoras nos 34 ambientes expostos que devem orientar as escolhas dos consumidores. Os profissionais – todos do Rio e de Niterói – apostaram em detalhes coloridos e de formas sinuosas como elementos de contraste em suas criações. ( Veja fotos dos ambientes. )

Algumas das idéias que se destacam na mostra, podem ser usadas para ampliar espaços, criar novos ambientes e decorar seu canto com poucas cores e muita criatividade.

MCA Estúdio/Cozinha Gourmet, da Casa Design

Que tal retirar a cozinha dos bastidores e transformá-la em palco principal da festa? Essa é a proposta da Cozinha Gourmet, criada pelos arquitetos Beth Moura e Antônio Vianna: promover harmonia e integração com o living para favorecer a confraternização entre o anfitrião e os convidados.

– A inspiração veio do contraste entre pimenta e doce. A partir daí, combinamos os elementos de uma só cor e os de linhas retas àqueles que chamam atenção, como a coluna de vidro preenchida com pimenta dedo-de-moça e a luminária feita de maçãs – descreve Beth.

Para conferir leveza ao ambiente, a dupla fez uso do vidro na mesa e nas prateleiras. E concebeu um ambiente funcional para o gourmet com a criação de um bar móvel e a disposição triangular de fogão, geladeira e pia. O material usado na bancada é feito com 93% de quartzo e é 100% antibactérias. Outra novidade foi a invenção de uma pequena horta, do lado de fora da janela, que conta com sistema de irrigação e permite colher alimentos frescos e prepará-los em seguida.

MCA Estúdio/No Living, a predominância do dourado

No living, criado por Marcelo Reis , o moderno e o clássico estão em sintonia:

– Concebi um espaço com características bem contemporâneas que convivem com elementos de arte do século XV, por exemplo. Optei por um ambiente monocromático, para criar uma atmosfera de sofisticação e mostrar que com uma única cor é possível fazer uma grande festa – revela o profissional.

Os tons de dourado e bege amarelado foram inspirados no restaurante Gold – inaugurado por Dolce & Gabbana em Milão -, que o arquiteto conheceu quando visitou a cidade por ocasião do Salão Internacional do Móvel. Ele explica que privilegiou o tamanho dos sofás e o número de assentos para criar um ambiente de conforto, ideal para receber os amigos. As linhas retas, que reforçam a horizontalidade do espaço, foram amenizadas com a presença de alguns elementos curvilíneos, como uma mesa lateral e um adorno de parede. Além disso, a proposta da iluminação rebatida, sem lustres expostos no teto e complementada pelos abajures, foi valorizar as pessoas. Atrás do sofá, um móvel que o afasta da parede, confere profundidade ao projeto. Seu prolongamento dá origem a um cantinho especial para o casal, com duas poltronas e uma pequena mesa.

Nova cara com outros acessórios

Para o quarto do casal, as irmãs Cristina Grossi, arquiteta, e Andréa Grossi, designer de interiores, sugeriram uma atmosfera de relaxamento para recuperar as energias, com opções para conectar lap top, divertir-se assistindo ao home theater e espaço para ler e tomar café. As pranchas brancas e o suporte para a TV, além de guardar os equipamentos, delimitam os ambientes do quarto, separando a cama da área de estar. Já a escolha do prata reforça a tendência em voga no mercado e faz dupla com o branco, que clareia.

– O ponto-chave do projeto foi criar uma atmosfera extremamente confortável, porque quarto é lugar de intimidade e de descanso. A base da arquitetura foram linhas retas e a utilização do mobiliário necessário sem exageros, que resultaram num ambiente moderno e bastante atual.

Como exemplo de banheiro para as meninas, a designer de interiores Nora Bojarski criou o Banho da Filha. Seu principal desafio foi transformar o ambiente: antes, um quarto com uma janela ampla. A profissional descobriu uma cortina que resguarda a privacidade sem roubar a luminosidade e a ventilação. Por conta da janela, definiu também o layout do espaço, separando com duas estantes brancas vazadas a bancada e a pia do boxe e do chuveiro. O toque feminino ficou por conta do detalhe em marcenaria e das pequenas contas que começam na moldura do espelho e chegam até o teto.

– A base do projeto foi o branco e optei pelo fúcsia nos acessórios para quebrar um pouco essa predominância. O melhor é que, trocando os complementos, é possível modificar o ambiente sem precisar recorrer a obras.

Anúncios

Uma resposta para “Cozinha Gourmet

  1. joao carlos almeida de moura

    gostaria de saber o site ou email das irmas grossi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s